O cinéfilo Jojomulti: dicas de filme(s) e documentário(s)

Tema:Envelhecimento

Reflexo

Hoje o idoso é tratado pela sociedade com desprezo, algumas vezes são considerados improdutivos, por isso, muitos deles são abandonados em asilos pelos próprios familiares. Um dia nós seremos velhos. Será que é por necessidade ou conforto que os idosos são deixados em asilos?

Disponível em: https://curtadoc.tv/curta/inclusao/reflexo/. Acesso em: 11 out. 2019.


Tema:Impactos ambientais causados pelo consumismo e pela geração de lixo no Brasil

O poema imperfeito

“O Poema Imperfeito” é um documentário de 40 minutos baseado no livro homônimo de Fernando Fernandez. Em primeiro lugar, é um filme sobre ecologia humana, ou seja, a forma como a nossa espécie se relaciona com as outras espécies e com os ecossistemas.

Disponível em: https://www.oeco.org.br/noticias/documentario-o-poema-imperfeito-ganha-premio-de-melhor-media-metragem-em-friburgo/. Acesso em: 10 out. 2019.

A Carne é Fraca 

A Carne é Fraca é um documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa (INR) que mostra as consequências da atividade pecuária na vida dos animais, na saúde humana, na sociedade e no planeta como um todo.

O filme conta com a participação do ex-pugilista Éder Jofre, do professor de Direito da UFSG Christian Guy Caubet, ex-pecuarista João Meirelles Filho, da doutora em Teoria Política e Ética Animal Sônia T. Felipe, dos jornalistas Washington Novaes e Dagomir Marquezi e outros participantes que mostram de maneira clara e direta o quanto o consumo de carne é prejudicial à todos, com cenas que intercalam entre a degradação socioambiental no Brasil e a imagem de animais no corredor da morte de um matadouro.

Disponível em: https://veganosbrasil.com.br/documentario-a-carne-e-fraca/ Acesso em: 10 out. 2019.

Sob a Pata do Boi

Dirigido por Marcio Isensee e Sá, “Sob a Pata do Boi” é um documentário brasileiro de média-metragem que mostra o impacto da pecuária no desmatamento da Amazônia. De acordo com informações do filme, a Amazônia tem pelo menos 85 milhões de cabeças de gado, três para cada habitante humano. Entre alguns temas abordados pelo documentário estão “o boi clandestino”, “invasão biológica”, “indústria da carne” e “bancada ruralista”.

A obra informa que na década de 1970 a floresta estava intacta e a quantidade de gado equivalia a um décimo do rebanho da atualidade. Hoje encontramos uma área que pode ser comparada à extensão territorial da França desmatada. Desse total, 66% transformada em pasto.

Disponível em: https://vegazeta.com.br/sob-a-pata-do-boi-pecuaria-desmatamento-da-amazonia/ Acesso em: 10 out. 2019.

Confira o trailer:

Vídeos:

O ilustrador e animador Steve Cutts resumiu na animação MAN (“homem”, em português) o quão prejudicial e descuidado o ser-humano pode ser ao lidar com os recursos naturais do planeta, sem levar em consideração a sustentabilidade dele .

São pouco mais de 3 minutos nos quais Cutts brinca com o desprezo do homem em relação à preservação do meio ambiente e mostra atos descontrolados de industrialização e urbanização, passando também pelo desprezo quanto ao bem-estar dos animais.

Disponível em: https://www.akatu.org.br/noticia/veja-animacao-mostra-o-impacto-da-acao-descontrolada-do-homem-2/ Acesso em: 10 out. 2019.


Tema:O uso indiscriminado de medicamentos no Brasil

Take Your Pills

O documentário lançado em 2018, Take your pills (tome suas pílulas em tradução para o português) acompanha a vida de quem sempre tem que ter a disposição remédios estimulantes como a Ritalina e o Adderall. Estes são receitados para pessoas que possuem transtornos como déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), no entanto tornou-se uma epidemia entre as saudáveis que os utilizam para melhorar a performance nos estudos ou no trabalho.

Disponível em: https://fpabramo.org.br/2018/04/09/take-your-pills-aborda-o-crescente-uso-de-remedios/ Acesso em: 01 out. 2019.

Vídeos:


Tema:Violência urbana entre os jovens

Filme: Cidade de Deus

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, retrata a transformação da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, em uma perigosa favela dominada pelo tráfico. (Na Cidade de Deus, a vida é difícil e perigosa, entre o crime organizado e a violência policial. O filme, conta as histórias trágicas de vários habitantes da comunidade, incluindo garotos que companham os assaltantes da região nos seus crimes)

Disponível em: https://www.culturagenial.com/filme-cidade-de-deus/ Acesso em: 03 set. 2019.

Ônibus 174

O documentário Ônibus 174, de José Padilha, conta a história de Sandro do Nascimento, que em 2000 sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro e manteve os passageiros como reféns. (aponta também para a falta de políticas públicas para aqueles que estão à margem da sociedade, a atuação do Estado na segurança pública e o despreparo de pessoas envolvidas nesse trabalho)

Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/20-filmes-para-ajudar-na-hora-de-escrever-a-redacao-do-vestibular/ Acesso em: 03 set. 2019.

Vídeos:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: